domingo, 27 de julho de 2014

A INTENCIONALIDADE DO JOGO

Com a nova onda da geração saúde, é importante que esta conscientização vá adquirindo consistência desde a infância, a partir de situações significativas no dia a dia da criança, situações essas que podem e devem ser geradas no seu convívio familiar e social. E um dos locais com grande significância além da família é a escola. E é neste ambiente que podemos utilizar atividades com jogos, pois eles criam situações imprevistas e por isto, ricas, pois o indivíduo vai adquirindo responsabilidades, vai descobrindo seus limites, vai criando espírito de solidariedade e também aprendendo a lidar com os riscos. Estas atividade educativas, proporcionam que a criança pense de forma coletiva, elaborando respostas para diversas situações no seu convívio escolar, social, afetivo e cognitivo. Podemos então dizer que a intencionalidade educativa do jogo aponta para alguns objetivos: - Proporcionar a interação entre os alunos; - Oportunizar o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio afetivo; - Resgatar valores humanos, como o respeito ao próximo, a amizade e a solidariedade. O importante é que nós educadores possamos fazer uso destas atividades de maneira contextualizada, para minimzar esta cultura e esses valores de uma sociedade desigual, podendo contribuir para produzir valores e atitudes que contemplem o ser humano de forma integral.

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