domingo, 27 de julho de 2014
A INTENCIONALIDADE DO JOGO
Com a nova onda da geração saúde, é importante que esta conscientização vá adquirindo consistência desde a infância, a partir de situações significativas no dia a dia da criança, situações essas que podem e devem ser geradas no seu convívio familiar e social.
E um dos locais com grande significância além da família é a escola. E é neste ambiente que podemos utilizar atividades com jogos, pois eles criam situações imprevistas e por isto, ricas, pois o indivíduo vai adquirindo responsabilidades, vai descobrindo seus limites, vai criando espírito de solidariedade e também aprendendo a lidar com os riscos.
Estas atividade educativas, proporcionam que a criança pense de forma coletiva, elaborando respostas para diversas situações no seu convívio escolar, social, afetivo e cognitivo. Podemos então dizer que a intencionalidade educativa do jogo aponta para alguns objetivos:
- Proporcionar a interação entre os alunos;
- Oportunizar o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio afetivo;
- Resgatar valores humanos, como o respeito ao próximo, a amizade e a solidariedade.
O importante é que nós educadores possamos fazer uso destas atividades de maneira contextualizada, para minimzar esta cultura e esses valores de uma sociedade desigual, podendo contribuir para produzir valores e atitudes que contemplem o ser humano de forma integral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário